O nosso programa irá falar de arte, a arte da dança,a arte do movimento, da expressão mais
domingo, 30 de outubro de 2011
6º Programa Mente em Forma 105 - Dança
O nosso programa irá falar de arte, a arte da dança,a arte do movimento, da expressão mais
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Prêmio Internacional de Psicanálise
A Psicanalista e apresentadora do Programa Mente em Forma 105, que faz parte do Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA) recebeu um prêmio científico internacional em conjunto com outros autores.
O trabalho premiado foi o - Efeitos da Psicanálise nas Desordens Neuromusculares -, apresentado no 16º Congresso Internacional da World Muscle Society.
Dentre as instâncias nas quais a notícia circulou, destacam-se as listas da Associação Psicanalítica Mundial, que, como no nome deixa entrever, alcançam muitos profissionais.
Através disso, ressaltamos como é importante o trabalho no campo psicanalítico e do exercício para uma melhor qualidade de vida e bem estar das pessoas!Este é o intuito do Programa Mente em Forma 105.
Parabéns a todos os envolvidos e especialmente a nossa apresentadora Liege Selma Lise.
Rogério Cardoso
sábado, 22 de outubro de 2011
5º Programa Mente em Forma 105
O nosso programa irá falar de postura, de respiração, de movimento, de firmeza, de como trilhar
Envie suas sugestões e dicas para o nosso email: menteemforma105@yahoo.com
Oferece um programa personalizado de fisioterapia, que visa prevenir, corrigir e reabilitar/tratar indivíduos, na busca da qualidade de vida e da alta performance esportiva. Utilizando meios da avaliação diagnóstica, para identificar lesões músculos-esqueléticas e disfunções articulares que estejam ou venham a causar demais afecções.
A avaliação fisioterapêutica, como: cinético-funcional, postural, flexibilidade, retrações musculares, testes especiais etc. além de possibilitar um melhor tratamento, auxiliam na elaboração de um treino mais específico para cada aluno, respeitando e abordando suas especificidades para não causar lesões, bem como possibilitar um melhor aproveitamento e desempenho físico, permitindo um trabalho mais adequado e seguro para cada indivíduo.
domingo, 16 de outubro de 2011
4º Programa Mente em forma 105
NOVOS TEMPOS – NOVOS SINTOMAS
A vida não tá certa nem errada
Aguarda apenas nossa decisão
Zélia Duncan
Depressão, fobia, medo generalizado, ansiedade, fracasso escolar, toxicomania, bulimia, anorexia, bullying, violência despropositada são os Novos Sintomas do século XXI. Vivemos uma sensação de desorientação, o que é curioso em meio a tanta informação e tanta possibilidade de escolha, que estejamos perdidos. “O que fazer frente a isso?” é a pergunta que nos inquieta.
Vivemos uma era
O sintoma na psicanálise tem um estatuto próprio, expressão do sofrimento e satisfação humana. Diz da singularidade, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, o ser humano expressa no seu corpo seus sofrimentos, conflitos e prazeres paradoxais.
Na época de Freud a histeria, que era erroneamente interpretada, até como possessão demoníaca, pode ganhar com a psicanálise respeito e dignidade – manifestação mental traduzida como distúrbio orgânico, em outras palavras, é expressão da subjetividade da pessoa
Ao afirmar: “O eu não é senhor na sua própria casa”, Freud chama para si a responsabilidade de ter provocado a terceira ferida narcísica à humanidade, através da descoberta do Inconsciente, dimensão psíquica e sede dos desejos sexuais infantis reprimidos. Junto com Copérnico – a terra não é o centro do universo, e com Darwin – a evolução da espécie, Freud demonstra o descentramento da razão humana na consciência e afirma a determinação inconsciente dos nossos comportamentos.
Diante dos Novos Sintomas, a intervenção do psicanalista deve ser diferenciada para que se tenha respostas no tratamento. Antes ele interpretava o sujeito do inconsciente, hoje ele responsabiliza o ser falante causado por seu inconsciente.
Freud, para decifrar os sintomas do seu tempo, inventou o Complexo de Édipo, matriz de amor e ordenador da sexualidade e da subjetividade humana, o que dava sentido e explicação às nossas estranhezas, porém, tal matriz não é eficaz para o entendimento dos Novos Sintomas. Esses trazem em comum a impossibilidade de serem explicados, onde as causas não veiculam mais a ordem do sentido ou da decifração. Os novos sintomas pedem mais do que um saber, uma postura conseqüente que tem como característica: implicar-se naquilo que diz, naquilo que faz, responsabilizando-se pela surpresa, pelo acaso, por perdas e pelo limite.
Patrícia Furlan e Liége Selma Lisesábado, 8 de outubro de 2011
3º Programa Mente em forma 105
Neste programa o tema é sobre exercício, bem estar e saúde e como a pratica regular de atividades físicas bem orientadas pode influenciar no seu dia a dia para a sua saúde! O que é preciso ter para colocar o exercício na sua rotina e dicas para que isso aconteça!