domingo, 20 de novembro de 2011

8º Programa Mente em Forma 105 - Exercicio e saúde acima dos 30 anos


No 8º Programa Mente em Forma 105 vamos falar da Ginástica Localizada e de Academia, uma atividade largamente difundida no Brasil que teve seu inicio no Rio de Janeiro na década de 30.

Este estilo de Ginástica visa à promoção da saúde, da estética, do desenvolvimento da força e resistência muscular. A academia de ginástica também é um espaço de convivência, troca de experiência e amizade, além de ser um “point” de encontro.

Para nos contar um pouco mais sobre esse estilo e essa modalidade de atividade física estamos recebendo o Educador Físico e Especialista em exercício Roberto Colaco.

Encaminhe suas perguntas e comentários para os nossos endereços eletrônicos: • NO FACEBOK - Mente em forma 105 • NO BLOG - menteemforma.blogspot.com • NO TWITTER - @menteemforma105

A Academia R Personal fica na Rua Tiradentes 209, Centro de Piracicaba. Para quem quiser conhecer e se informar sobre o trabalho do Professor Roberto.O Professor Roberto nos encaminha um artigo sobre o poder do exercicio físico!


Exercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos


O Dr. R. J. Shephard da Universidade de Toronto em Ontário, Canadá e seus colegas publicaram um artigo no periódico científico British Journal of Sports Medicine onde revisaram estudos sobre esta questão.

Exercícios aeróbicos regulares aumentam a habilidade do corpo de captar oxigênio e utilizá-lo, mas a capacidade aeróbica máxima de uma pessoa declina com a idade.

De acordo com Shephard, estudos sobre a resposta do treinamento aeróbico em pessoas mais velhas mostraram que se exercitar, especialmente com atividades físicas intensas por períodos mais longos, pode aumentar o poder aeróbico. Em realidade, sete estudos sobre este tipo de exercício descobriram que a capacidade aeróbica das pessoas aumentou 25%, o equivalente a 12 anos de perda de forma física.

Baseado nesta revisão, Shephard concluiu que pessoas mais velhas que fazem treinamento aeróbico progressivo podem manter a independência por mais tempo, pelo fato de atrasarem o relógio biológico na perda da forma aeróbica que ocorre com a idade.

Outros pontos positivos da forma aeróbica incluem a redução de riscos de doenças sérias, recuperação mais rápida depois de ferimentos ou doenças e redução de riscos de quedas devido à manutenção da força muscular, equilíbrio e coordenação.

“Ali se mostra a necessidade de esclarecer a importância da deterioração na forma física relativa com outras causas potenciais de dependência, mas, de um ponto de vista prático, atividade aeróbica regular pode ajudar em muitas questões de ambas as perdas: funcionais e doenças crônicas”, ele escreveu.

Uma boa semana!


Liege Lise e Rogério Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário